domingo, 3 de maio de 2009

Milagre ou confirmação? Atlético-MG tenta tirar a taça das mãos do Cruzeiro



O segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Mineiro virou o duelo entre milagre e confirmação. Como a primeira partida terminou com o placar de 5 a 0 para o Cruzeiro, numa repetição de 2008, o Atlético-MG precisa devolver o saldo para ficar com o título. Caso contrário, será a conquista de número 36 da história celeste.

A missão é tão difícil que nem mesmo os atleticanos confiam. Na manhã desse sábado, a diretoria alvinegra repassou 5.900 ingressos a que tinha direito para os cruzeirenses. Nas bilheterias, a diferença é esmagadora. Até o início da noite dessa sexta, por exemplo, foram vendidos 27.422 lugares. Os azuis compraram 25.943, e os atleticanos 1.479. A carga para esta partida é de 64.800, inicialmente dividida de forma igual.

Mas se engana quem pensa que não há motivação para esta partida. Além de ser o superclássico, o Cruzeiro, com uma vantagem gigantesca, quer ser campeão invicto. O Atlético, por sua vez, tenta terminar o campeonato com a cabeça erguida e dar fim ao tabu de 11 jogos sem derrotar o rival (dez derrotas e um empate).

A decisão será às 16h (de Brasília), no Mineirão. A Globo Minas transmite a partida, ao vivo, para todo o estado. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe o jogão para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.

Antes de enfrentar o Cruzeiro, domingo passado, o Atlético tinha a melhor defesa do Estadual e não perdia há 12 jogos. A goleada impiedosa derrubou os bons resultados e desequilibrou os jogadores. Na partida seguinte, pela Copa do Brasil, nova derrota: 3 a 0 contra o Vitória, em Salvador. Em cinco dias, dois resultados muito ruins, oito gols sofridos e nenhum marcado.

- Há cinco dias atrás, maravilha. Cinco dias após, grande problema. É verdade? Ele existiu? Existiu. Então compete a nós, que temos a felicidade de estarmos toda hora dentro do campo, mudar aquilo que nós mesmos provocamos. Então nós temos que, eu não diria recomeçar, mas fazer ajustes dentro de uma simplicidade, porque nós temos capacidade para isso – afirmou o técnico Emerson Leão.

A novidade do treinador para o clássico fica por conta do volante Fabiano. O jogador, enfim, teve sua situação regularizada e vai estrear no lugar de Lopes. No momento difícil, ele pede superação.

- Creio que essa é a palavra. Superação para que possamos, principalmente, continuar com vida na Copa do Brasil. A gente sabe que uma vitória no clássico elevaria o moral do time e daria uma confiança maior para a outra decisão que temos na quarta-feira, contra o Vitória - comentou.

Leão não terá Werley, Leandro Almeida e Renan, suspensos. Marcos Rocha, Welton Felipe e Rafael Miranda serão os substitutos. Éder Luís, ausente no primeiro jogo, está de volta. Ele formará a dupla de ataque com Diego Tardelli, artilheiro do campeonato com 16 gols.

- A gente aposta nesses jogadores (Fabiano e Éder). Eles estão com a cabeça voltada para a final. No caso do Éder, a ausência dele pesou no primeiro jogo e sentimos sua falta. Com certeza não vamos fazer vergonha outra vez – avaliou.

Quase lá, Cruzeiro adota cautela e contém euforia

Não é qualquer vantagem. Ainda mais para um time que não perdeu sequer um jogo no Estadual. Esta é a grande motivação dos jogadores do Cruzeiro para a decisão. Aliás, na temporada são 18 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, pela Libertadores. No Mineirão, são quase nove meses sem perder.

Adilson Batista não terá Leonardo Silva e Ramires, suspensos, neste domingo. Além de substituir o zagueiro e o volante, o técnico deve poupar alguns titulares para a estreia do time nas oitavas-de-final da competição continental, contra o Universidad de Chile, na próxima quinta-feira, em Santiago.

Na zaga, Gustavo está confirmado ao lado de Léo Fortunato. Daí para frente, são várias opções. Nas laterais, Jancarlos e Sorín podem substituir Jonathan e Gerson Magrão, respectivamente. Mas a tendência é que a mudança seja apenas do lado direito, e o argentino fique como opção no banco.

No meio, Fabrício deve jogar, já que ele não vai poder enfrentar os chilenos fora de casa por suspensão. Henrique deve ser o substituto de Ramires. Função que, segundo o técnico, também pode ser feita por Marquinhos Paraná.

- Eu estaria adiantando o Paraná. O Ramires virou um segundo volante, um meia, tem um preparo físico invejável. O Parará pode fazer, mas um pouco mais atrás. Mas também tem o Elicarlos, o Bernardo... - deu pistas.

Bernardo também poderia ser o substituto do meia Wagner, que também pode ser poupado. Neste caso, a formação do meio-campo seria: Fabrício, Henrique, Elicarlos e Bernardo. Com Wagner em ação e Fabrício fora, o setor pode ter Henrique, Elicarlos, Bernardo e Wagner.

No ataque, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista formariam a dupla. Wanderley corre por fora. No último treino, Thiago sentiu uma lesão no tornozelo direito e saiu de campo mancando. Ainda assim, está relacionado e concentrado. O atacante Kléber, vice-artilheiro do campeonato com 12 gols, ganharia um descanso.

- A gente está na expectativa. A minha vontade é de sempre estar jogando. Sempre deixei muito claro que eu gosto muito de estar em campo e ajudar o Cruzeiro. Mas tem um jogo importante na quinta-feira. Fizemos um resultado de 5 a 0 que dá uma certa tranquilidade. Então, se tiver que poupar, a gente vai respeitar numa boa – comentou o Gladiador.

Por: Lucas/Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário