quarta-feira, 29 de abril de 2009


Cleiton Xavier vibra após o gol
Foto por: globoesporte.com

Heroico, Verdão bate Colo Colo no fim e assegura vaga nas oitavas

Cleiton Xavier, de longe, faz o gol da vitória. Festa palmeirense é grande

O Palmeiras fez o que queria no primeiro tempo e não sofreu gols. Willians entrou na segunda etapa e quase que a estratégia não dá certo. Mas Cleiton Xavier resolveu aos 42 minutos e o Verdão conseguiu, de forma heroica, a classificação ao vencer o Colo Colo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira. Jogando no Monumental, os paulistas carimbaram a ida às oitavas-de-final da Taça Libertadores , mesmo com um jogador a menos e duas bolas na trave.

O Verdão terminou a competição com a segunda colocação no Grupo 1, com dez pontos. O Sport, que venceu a LDU por 3 a 2, ficou com a liderança.


No primeiro tempo, objetivo de não tomar gols é alcançado

Vanderlei Luxemburgo optou por um meio-campo povoado para apertar a marcação sobre o adversário. Escalou Wendel na lateral direita e o jovem Souza na cabeça-de-área. O objetivo era não sofrer gols no primeiro tempo e não deixar o adversário jogar. O Verdão conseguiu.


Um a menos e sufoco até o fim

Na segunda etapa Luxemburgo deixou claro que não podia mais esperar pelos gols e colocou Willians no lugar de Wendel. O atacante entrou para ajudar Keirrison a sufocar a defesa chilena e marcar, pois o empate classificava o dono da casa.

No entanto, foi o Colo Colo que fez uma pressão no Verdão logo no início do segundo tempo, beneficiado por erros de passe do Palmeiras. Em uma bola cruzada na área, Barrios dominou com a mão e o juiz viu. O lance não valeu nada.


Pressão, alívio e festa

Diego Souza, que bateu a cabeça em uma disputa de bola, precisou deixar o campo, pois sentia náuseas. Ortigoza entrou carregando a última esperança do Palmeiras de buscar a classificação. E ele deixou a torcida empolgada aos 38, quando lançou Willians, que chutou forte. Mas Muñoz, em grande defesa, espalmou e impediu o gol.

Aos 40, Maurício Ramos também chegou perto de fazer, de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. O desespero tomava conta dos palmeirenses. E o gol salvador, enfim, aconteceu. Aos 42, Cleiton Xavier, de fora da área, arriscou o chute forte, e acertou o ângulo de Muñoz, que nada conseguiu fazer.

Era a vez do Alviverde segurar o resultado, algo que o Colo Colo fez durante todo o segundo tempo. A torcida palmeirense no Monumental não parava de cantar. E terminou a partida rindo por último, com a vaga assegurada. Festa também no gramado!

Minha Analíse: Após avançar no grupo da morte o Palmeiras ganha moral e força para a disputa das oitavas de final. Keirrison acertou duas bolas na trave e sustentou a má fase, porém Cleiton Xavier conseguiu o triunfo tão importante com um lindo gol de muito longe. Resta agora ao Palmeiras esperar seu adversário que poderá ser o próprio Sport que foi o líder de seu grupo.

Ficha técnica:

Colo Colo 0x1 Palmeiras

Muñoz; Figueroa, Mena, Riffo e Salcedo; Melendez (Jara), Sanhueza, Millar e Torres (Caroca); Carranza (Gonzalez) e Barrios. Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel (Willians), Pierre (Evandro), Souza, Cleiton Xavier, Diego Souza (Ortigoza) e Armero; Keirrison.
Técnico: Gualberto Jará. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Cleiton Xavier, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Caroca, Figueroa, Millar (Colo Colo); Marcão, Maurício Ramos, Willians (Palmeiras). Cartão vermelho: Marcão, aos 18 minutos do segundo tempo (Palmeiras).
Estádio: Monumental, em Santiago, Chile. Data: 29/04/2009. Árbitro: Carlos Torres (PAR). Auxiliares: Nicolas Yegros (PAR) e Milcíades Saldívar (PAR).

Por: Guilherme

Um comentário:

  1. EMOcionante demais esse jogo. Tava torcendo pro Verdão. Se eu fosse palmeirense, tinha morrido ontem do coração.
    Agora kd o seu post do jogo de ontem? Aquele Gorbina que só sabe perder gols e comer acarajé!
    Isso que dá substimar os adversários.
    Achou Fortaleza moleza e ficou só no quase.
    ;@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    ResponderExcluir