segunda-feira, 20 de abril de 2009

Santos: De desacreditado à finalista!


O que dizer do Santos? Finalista do Campeonato Paulista. De time desacreditado após a goleada de 4x1 sofrida pelo Palmeiras, á finalista do Paulistão, com duas grandes partidas nas semi finais, ambas vencidas por 2x1.

Primeiro no começo do ano o time prometia com as contratações: Bolaños campeão da Libertadores pela LDU, Lúcio Flavio que encantou os torcedores jogando pelo botafogo, Triguinho que também teve um bom ano pelo Botafogo e sempre foi consistente no São Caetano, Madson um dos poucos destaques do Vasco rebaixado em 2008 e Paulo Henrique um dos melhores zagueiros do Brasileirão 2008. Para completar o retorno do guerreiro Lateral-Esquerdo Léo, Campeão Brasileiro em 2002 em 2004.


Mas o que começa errado quase sempre termina errado, no caso do Santos deu tempo de consertar. A permanência de Márcio Fernandes foi um erro da Diretoria, apostar em um técnico que não tinha a confiança da torcida e nem dos jogadores, e que deixava o elenco dividido (um exemplo foi a briga entre F. Eller e F. Costa apos a derrota sobre o Marília). Estava na cara no começo do campeonato que com duas ou três derrotas, ele iria cair.


Entanto estava na cara também que Bolaños, Lúcio Flávio e Triguinho estavam totalmente fora de ritmo e forma, Paulo Henrique não vinha sendo aproveitado, a zaga com Adaílton e Domingos não passavam confiança, Léo demorou a pegar ritmo e quando isso aconteceu machucou o joelho. Ainda Fabio Costa com cerca de 5Kg acima do peso não inspirava ninguém. Dos reforcos o único que corria e ajudava era o Madson.


O recomeço comecou com a contratação do Wagner Mancini, ele mostrou que tem força pra colocar os jogadores na linha e que com ele precisa jogar pra ser titular, apenas ter nome não basta. Caso de Paulo Henrique Lima ou o Ganso. De jogador quase vendido ano passado á uma das estrelas da campanha finalista desse ano. Roberto Brum e Rodrigo Souto começaram a se entender no meio campo. O retorno do Fabão,(quem diria!!) que hoje sem dúvida nenhuma, faz uma das melhores zagas do Brasil. E a promoção do Jovem talento Neymar que deu o toque de genialidade que faltava pro time.


Mas como todo time em formacão, as coisas não vieram fáceis. O time balancava entre bons e maus momentos durante a mesma partida.(exemplo no empate com o Paulista em 1x1 em plena Vila) e a classificação foi sair na última rodada com três gols de Kléber Pereira contra a Ponte Preta.

Não vou comentar sobre o caso de suborno, comentar sobre isso iria rebaixar o meu santos e dar moral pros padeiros queima-roscas.


Então, chegou a semi final com o favoritissimo Palmeiras de Keirrisson e Diego Souza. Keirrison sempre marcando gols contra o Santos. Mas no primeiro jogo o time não sofreu com o gol logo no começo, e soube segurar as pontas (ai vem o técnico que tem os jogadores na mão) e com mais um gol de Kleber Pereira conseguiu empatar a partida ainda no primeiro tempo, que poderia ter sido 3x1 fácil!! No segundo tempo pintou a genialidade de Neymar que com apenas três toques, tirou os zagueiros do Palmeiras e enganou Marcos, chutando no contrapé do goleiro Pentacampeão do Mundo. Entao a partir daí foi só segurar o resultado e garantir a vantagem pro Segundo jogo. Vale ressaltar as defesas e vibrações do Fábio Costa e Germano.


Destaque do Santos como o trio ofensivo Madson-Neymar-Ganso.

Segunda partida, o Palmeiras chega abalado pela quase consumada eliminacão da Libertadores e precisava vencer pra levantar o time. Mas o que eu vi no Palestra Itália foi um Santos consciente de todas as ações que tomava. O time sabia exatamente defender, tanto que o Palmeiras não criou uma chance. E num lance de apenas três toques, Neymar deixou o mini-craque Madson na cara do gol.

No segundo tempo, Paulo Henrique lança o garoto Neymar que sai na cara de Marcos e sofre penalty. O Zagueiro Maurício Ramos é expulso, Kléber Pereira Converte, e ali acabava a saga palmeirense rumo ao bi-campeonato.


O Santos teve a vitória coletiva com o talento de três jogadores que ainda vão dar muito o que falar nesse ano.

Detalhe: O que joga esse Madson, pelo amor de deus! Craque do Paulista fácil, dependendo do resultado das finais.

Depois das finais volto com os comentários e analises.


Por: Renato Mello Frey

Nenhum comentário:

Postar um comentário